quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A Filosofia vai à escola

"O que os filósofos e as crianças têm em comum é a capacidade de maravilhar-se com o mundo"
Matthew Lipman



No final da década de 60 o Professor norte-americano Dr. Mattew Lipman, preocupado com o desempenho insuficiente de seus alunos, concebeu um Programa Filosofia para crianças, visando cultivar o desenvolvimento das habilidades cognitivas mediante discussões de temas filosóficos e visando com tais discussões, a iniciação filosófica de crianças e jovens.
Já na década de 70, o Programa demonstrou ser uma abordagem promissora para o aprimoramento das habilidades cognitivas e, a partir de 1976, espalhou-se pelo mundo.
No Brasil chegou em 1985.


"Filosofia é uma palavra que costuma meter medo. Imaginamos perguntas terrivelmente complicadas, um vocabulário enigmático, livros dos quais não se entendem nem o título. Não seria uma atividade para todo o mundo. Engana-se quem acredita nisso, pois todo o mundo se indaga sobre o sentido da vida, sobre a morte, a justiça, a liberdade...Todos são capazes de refletir, raciocinar, organizar sua idéias. Aliás, para filosofar não é preciso mais nada, só perguntas e método.A filosofia não é um quebra-cabeças, mas uma atividade que se pode praticar como a música ou o esporte: principiante, amador ou profissional. O importante é começar bem..."
Roger - Pol Droit

Nenhum comentário: